Baixo Desejo Sexual Masculino

Nome científico: Transtorno do Desejo Sexual Masculino

O baixo desejo sexual masculino, é muito pouco valorizado pelos homens ou mesmo os casais, embora seja cada vez mais comum quando influenciado por questões emocionais do homem ou do casal.
Este transtorno deve ser cuidadosamente diagnosticado por um profissional na área da Sexualidade, preferencialmente um Sexólogo ou Terapeuta Sexual, mas biologicamente deve ser avaliado por um Urologista. Sendo diagnóstico com origem psicológica pode ser tratado com sucesso por um Psicólogo especializado.



Sintomas:

- Pensamentos ou fantasias sexuais/eróticas e desejo para atividade sexual deficientes ou ausentes de forma persistente ou recorrente.
- Há pelo menos 6 meses com sofrimento da mulher e que não seja causada por outro fator psicológico. Pode ter sido adquirido ou surgido já no início da vida sexual. Pode ainda ser generalizada ou situacional, leve, moderada ou grave.
Exames com Urologista são importantes para descartar possíveis causas orgânicas.



Etiologia - Causas

Na minha experiência como Terapeuta Sexual, ao longo da vida assim como a mulher, pode o homem ser submetido a vários eventos que favoreçam esse transtorno. Por exemplo, casamento, filhos, investimento na vida profissional ou mesmo divórcio, cansaço, estresse e conflitos conjugais também são relevantes. Da mesma forma crise econômica, banalização do papel do sexo, masturbação excessiva ou o uso de muita pornografia.



Tratamento

O tratamento, quando não inclui fatores orgânicos, é realizado através de psicoterapia sexual individual ou de casal. A psicoeducação e o reforço positivo podem incrementar ou desenvolver um aumento no desejo sexual. Assim como também trabalhamos o aumento do erotismo e potencialização do desejo.