Ejaculação Precoce

Nome científico: Ejaculação Prematura (Precoce)

A Ejaculação Precoce é considerada o Transtorno mais comum e frequente afetando de 20 a 30% dos homens em alguma fase da vida.
Este transtorno deve ser cuidadosamente diagnosticado por um profissional na área da Sexualidade, preferencialmente um Sexólogo ou Terapeuta Sexual, mas biologicamente deve ser avaliado por um Urologista. Sendo diagnóstico com origem psicológica pode ser tratado com sucesso por um Psicólogo especializado.



Sintomas:

- Padrão persistente ou recorrente de ejaculação que ocorre durante a atividade sexual com parceira dentro de aproximadamente 1 minuto após a penetração vaginal e antes do momento desejado pelo homem.
- Há pelo menos 6 meses com sofrimento da mulher e que não seja causada por outro fator psicológico. Pode ter sido adquirido ou surgido já no início da vida sexual. Pode ainda ser generalizada ou situacional, leve (ejaculação entre 30 segundos e 1 minutos após a penetração), moderada (15 a 30 segundos) ou grave (até 15 segundos após a penetração).
Exames com Urologista são importantes para descartar possíveis causas orgânicas.



Etiologia - Causas

Na minha experiência como Terapeuta Sexual, pode ter bases etiológicas biológicas e/ou emocionais, devendo ser avaliadas por um especialista na área.



Tratamento

O tratamento, quando não inclui fatores orgânicos, é realizado através de psicoterapia sexual individual ou de casal. Inclui abranger os efeitos da experiência precoce e do condicionamento sexual, a ansiedade, a frequência da atividade sexual e psico-educação.
Homens com ejaculação precoce podem intencionalmente apressar a relação sexual por medo de perder sua ereção prematuramente e ejaculam, com brevidade. Por ser muito frequente, tem efeitos significativos sobre a qualidade de vida do homem e para sua parceira/o.
Com os casais o foco de trabalho é a valorização das percepções e sentimentos dos cônjuges, melhorando a comunicação, aumentando as habilidades sexuais e a autoconfiança, reduzindo a ansiedade associada a atividade sexual.