Ejaculação Retardada

Nome científico: Ejaculação Retardada

A dificuldade de ejaculação ou ausência, é muito pouco estudada, compreendida e tratada, pois pode num primeiro momento ser vista como algo positivo, mas ao longo de período causa sofrimento e desconforto não só ao homem, mas a parceira/o.
Este transtorno deve ser cuidadosamente diagnosticado por um profissional na área da Sexualidade, preferencialmente um Sexólogo ou Terapeuta Sexual, mas biologicamente deve ser avaliado por um Urologista. Sendo diagnóstico com origem psicológica pode ser tratado com sucesso por um Psicólogo especializado.



Sintomas:

- Retardo acentuado na ejaculação.
ou
- Baixa frequência marcante ou ausência de ejaculação.
- Há pelo menos 6 meses com sofrimento da mulher e que não seja causada por outro fator psicológico. Pode ter sido adquirido ou surgido já no início da vida sexual. Pode ainda ser generalizada ou situacional, leve, moderada ou grave.
Exames com Urologista são importantes para descartar possíveis causas orgânicas.



Etiologia - Causas

Na minha experiência como Terapeuta Sexual, é comum que o homem atinja o orgasmo/ejaculação com masturbação, mas se sintam incapazes de ejacular na presença da parceira/o, o que já demonstra uma possível etiologia com base psicológica.
Muitos fatores podem estar associados a esse transtorno, como o medo ou ambivalência quanto a gravidez e a fertilidade, raiva ou hostilidade na dinâmica do casal, medo da perda do controle, receio ou abandono e de rejeição, inclinações parafilicas e preocupações em contaminar a parceria/o. Da mesma forma, uma inadequada estimulação erótica, pode levar a uma dificuldade de ejacular.
Pode também ser etiologia da disfunção, ansiedade de desempenho, questões religiosas, educação rígida e antecedentes de abuso sexual na infância.



Tratamento

O tratamento, quando não inclui fatores orgânicos, é realizado através de psicoterapia sexual individual ou de casal pois a maioria não tem dificuldade em iniciar ou manter a ereção, mas apesar disso, apresentam baixa satisfação sexual, com grande ansiedade associada a essa condição. Da mesma forma, é indicado o tratamento com o casal pois a parceira/o pode ter um papel importante em fazer o homem sentir-se confortável, relaxado, desejado, auxiliando-o no incremento das fantasias, entrega e erotização.