Dificuldade de Ereção ou Impotência Sexual

Nome científico: Transtorno Erétil

A dificuldade de ereção ou impotência sexual é tecnicamente conhecido como Transtorno Erétil, é muito comum nos homens em geral, independentemente da idade e situação econômica ou física, é facilmente diagnosticado mas o mesmo não se aplica ao tratamento.
Este transtorno deve ser cuidadosamente diagnosticado por um profissional na área da Sexualidade, preferencialmente um Sexólogo ou Terapeuta Sexual, mas biologicamente deve ser avaliado por um Urologista. Sendo diagnóstico com origem psicológica pode ser tratado com sucesso por um Psicólogo especializado.



Sintomas:

- Dificuldade acentuada em obter ereção durante a atividade sexual.
ou
- Dificuldade acentuada em manter a ereção até o fim da atividade sexual.
ou
- Diminuição acentuada na rigidez erétil.
- há pelo menos 6 meses com sofrimento da mulher e que não seja causada por outro fator psicológico. Pode ter sido adquirido ou surgido já no início da vida sexual. Pode ainda ser generalizada ou situacional, leve, moderada ou grave.
Exames com Urologista são importantes para descartar possíveis causas orgânicas.



Etiologia - Causas

Na minha experiência como Terapeuta Sexual, o comportamento adotado na hora do ato sexual é um dos principais fatores que influenciam a falha sexual. Dessa forma ocorre uma inversão da relação entre prazer, excitação e ereção.
O pensamento refere-se somente à sensação de prazer quando eretos, quando na realidade, a ereção funcional costuma ser consequência do prazer e da excitação sexual e não o contrário.
Outro fator etiológico principalmente em homens jovens é a ansiedade de desempenho, decorrente de forte exigência e cobrança pessoal.



Tratamento

O tratamento, quando não inclui fatores orgânicos, é realizado através de psicoterapia sexual individual ou de casal direcionado aos fatores etiológicos como por exemplo algum evento psicossocial estressor.